"A
VALORIZAÇÃO DOS ARTISTAS SUL-MATOGROSSENSES"
IDENTIFICAÇÃO
PROFESSORES DO PROJETO:
Luiz
Paulo Santos Zacarias
Vera Lucia Ribeiro
Vera Lucia Ribeiro
DISCIPLINA:
Artes
ANOS:
6º
ao 9º Ensino Fundamental
TURNO:
Matutino
ANO LETIVO:
2012
EXECUÇÃO: 08
AULAS
JUSTIFICATIVA
De acordo com os Referenciais
Curriculares Nacionais enfatizam o papel da disciplina na educação,
considerando-a conhecimento indispensável ao ser humano. As Artes devem ser
concebidas como uma das mais importantes formas de expressão humana.
Grandes autores nos revelam que é
necessário repensar a prática pedagógica, de modo a valorizar as diversas
formas de expressão proporcionadas pelas atividades artísticas, considerando
seus diferentes aspectos, explícitos nos Referenciais Curriculares Nacionais,
também enfatizam o fazer artístico a apreciação e a reflexão; ou seja, a
análise de obras e a produção por parte dos educando. Vale ressaltar a
importância das Artes no processo de construção da identidade, desenvolvimento
da autonomia e a necessidade de proporcionar a formação do indivíduo integral.
Quanto mais alimentado de imagens da arte
estiver o olhar, maior será a possibilidade de inferências, de criticidade e de
sensibilidade nos demais relacionamentos da vida cotidiana. Para Parsons (1992,
p. 21), que identificou estágios do desenvolvimento estético pelo qual todos
passamos, cada passo representa um avanço e é um degrau para compreensões mais
apuradas. Onde cada indivíduo consegue chegar, depende da natureza das obras de
arte com as quais entra em contato e do grau em que se vê estimulado a refletir
sobre elas.
A realização desse projeto
torna-se necessária para o educando também se expressar e comunicar-se em
Artes, fazendo a leitura de um texto visual, para uma releitura plástica e dissertativa
de forma pessoal ou coletiva, relacionando a percepção, criação, sensibilidade
e emoção.
Para a realização desse projeto iremos
abordar artistas que representem através de seus trabalhos a cultura presente
no nosso estado, buscando fazer que o aluno seja apresentado a essa cultura
presente e que se faça entender um pouco mais sobre suas tradições e costumes.
Entre os artistas, foram escolhidos os seguintes: Gicela Van Gyssel, Humberto
Espíndola e Isaac de Oliveira, que levam em seus trabalhos, características do
nosso Estado, abordando temas como as tradições, a economia, a fauna e flora.
OBJETIVO GERAL
Estimular a livre expressão e a
valorização de sua própria produção e do outro, incentivando o respeito
ao próximo, expressando, através de diferentes técnicas, a releitura de
diferentes obras de artistas plásticos do presentes no nosso estado.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Estimular a leitura da obra de forma oral, após escrever em uma folha as emoções que sentiu ao ver a obra de arte.
- Conhecer através de coleta de dados a biografia do artista plástico.
- Conhecer através de uma apresentação de slides em CD as obras dos artistas plásticos da Semana da Arte Moderna.
- Elaborar no Tux paint uma releitura de obra de arte escolhida pelo aluno e elaborar a construção dissertativa da mesma.
- Conhecer as técnicas usadas nas obras de arte do artista plástico.
- Identificar as formas geométricas presentes nas obras de arte.
- Representar com pintura livre e releitura através do Paint das obras do artista.
RECURSOS
- Pen Drive
- Computador
- Som/ Vídeos
- Projetor de imagens
- Textos
- Papel sulfite
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
As aulas foram expositivas, na
qual, os artistas eram apresentados através de slides contendo sua biografia e
obras. Os alunos repensavam formas de expressar os trabalhos que eram
apresentados, criando assim uma releitura sobre as obras de arte, tendo a
consciência do que se trata uma releitura e como se faz.
AVALIAÇÃO
Os alunos eram avaliados conforme a participação durante a aula, como
executavam as ativadads propostas e pelo interesse que demonstravam pelos
artistas e do que se tratava a releitura como criar e utilizar as ferramentas
do paint.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1991.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares nacionais para o ensino de arte. Brasília, 1996.
BUORO, Anamélia. O olhar em construção. São Paulo: Cortez, 1996.
PARSONS, Michael. Compreender a arte. Lisboa: Presença, 1992.
Nenhum comentário:
Postar um comentário